sexta-feira, 26 de abril de 2013

16

9 semanas


E a azia me pegou!
Gente que queimação terrível é essa?
Parecia que tinha alguma coisa pegando fogo aqui dentro!

Claro que fui pesquisar no google nosso de cada dia os motivos da tal azia (que achei que as grávidas só tinha quando estavam de 8 meses, e porque seus nenéns fossem cabeludos).
Aí descobri que é normal sim ter azia no início da gravidez e que dá pra controlar isso.
As dicas são:

  • Dividir as refeições ao longo do dia. Ao invés de comer muito de uma vez, comer várias porções ao dia, em pequenas quantidades (não tava fazendo isso);
  • Evitar café, alimentos ácidos, gordurosos, muito condimentados, fritos (vinagre que saudades de você);
  • Comer mais frutas como mamão, banana, uva, maçã (ok comecei a fazer isso);
  • Mastigar bem os alimentos, pois isso aumenta a produção de saliva que facilita a digestão;
  • Dormir com um travesseiro alto ou colocar um calço de 10cm na cabeceira da cama.

  O fato é que não estava seguindo essas dicas a risca, dava intervalos muito grandes entre uma refeição e outra, e oque parecia ser uma simples azia se tornou numa coisa feia, incômoda e dolorida, bem ali, no meu rosto! Não sabia que isso podia acontecer, nunca ouvi nem li relato de ninguém sobre isso. Percebi que ao redor dos meus lábios estava tipo descamando, despelando e ardendo. Comecei usar hidratante, manteiga de cacau, depois a passar pomada bepantol e nada! Foram dois dias com meu rosto ardendo, vermelho, inchado. Depois de muito sofrer tive a brilhante obvia ideia de ligar para a GO (me sinto incomodando a médica e sempre acho que ela nunca vai lembrar de mim idiota) que me atendeu muito bem, atenciosa e me passou a medicação santa certa!
  Nistatina na língua e em cima da ferida e uma pasta de dentes mais suave. De cara já senti um alívio imenso e pude dormir sem aquela sensação de queimação horrorosa. Amanheci bem melhor! Usei 3 vezes ao dia. No segundo dia já estava com aquela casquinha ECA  e sem dor alguma, no terceiro dia já estava tudo lindo e curado! UFA!
  Pensei que devia ter tirado a foto pra mostrar a vocês a belezura do meu rosto, vai que alguém venha a ter o mesmo problema? Minha experiência podia ajudar né! Mas acho que vocês não mereciam me ver daquele jeito.
  Agora estamos bem! Mamãe e bebê traquino. E a partir de então passei a andar com uma feira dentro da minha bolsa (banana, bolacha maizena, bolo, uva) pra não correr o risco de sequer sentir uma pontinha de fome.
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Mara, tbm morro de medo de parecer estar incomodando a GO e de achar que nunca serei "reconhecida". Depois a gente aprende! Ninguém deve ficar passando perrengue por causa dessa insegurança boba! E toma cuidado com o rosto, hein? Sabe que um dos maiores temores da gestação são as manchas! Protetor solar nele e hidratante próprio!
    Bjs e te cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina temos que deixar de besteira e ligar mesmo! Afinal esse é o trabalho delas não é mesmo?
      Estou usando hidratante próprio pra gestante para evitar estrias mas já no rosto... Tava usando protetor solar normal (Encomendei um específico pro rosto, estou esperando chegar!).

      Excluir
  2. É Mara, vc tem que se cuidar, menina..... os sintomas são os mais diversos, mas agradeça a Deus por não estar com enjôo, já é um primeiro passo!!!
    =)
    Sei que a azia é foda, pq eu tive no fim.... até emagreci, não conseguia comer nada! Nem o bolo de cenoura com chocolate que eu amavaaaaa!!!

    Mostra foto da sua barriguinha! Quero ver!!!!!

    E vai fazendo fotos semanais, hein?? Vc vai gostar de ver depois de um tempo.... eu até achava besteira quando estava grávida, mas agora vejo as fotos e AMO uma por uma!!! Sem contar que Laura tbm adora ver a barriga crescendo!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Eu tirei a primeira foto com 5 semanas, a próxima será com 10 semanas. Quero fazer uma sequência legal da barriga pra depois transformar num quadrinho, sei lá... Sei que a barriguinha JÁ está crescendo! :O Gente que medo! Muito cedo mas já dá pra ver algo, todo mundo tá dizendo que são dois e que erraram na ultra! uiui

      Excluir
  3. Oii flor! Sabe que eu tenho sofrido com a azia agora, às 20 semanas? e é tão ruim, as vezes sinto queimando enquanto ainda estou engolindo a comida, arghhh como doi! Esses dias inventei de comer linguiça calabresa sabe? OMG, se eu abrisse a boca (ou arrotasse, eca!) saia fogo!

    Mas vamos indo né? ando tomando muito remédio (os anticonvulsivantes de sempre + antibioóticos para infecção de urina + vitaminas = 7 comprimidos por dia! Aí não tem estômago que aguente mesmo..

    Mas que bom que você está melhor viu? E como tá o maridão com a barriga??

    Beeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maridão tá super cuidadoso, carinhoso, dando beijo, me chamando de gorda! Um amorzinho mesmo! Fazendo a faxina do apê, as vezes me livrando de fazer janta (quando chego muito cansada)... Se ele continuar bonzinho assim quero continuar grávida pra sempre! hahaha

      Excluir
  4. Oi linda...tinha uma amiga, que sofreu muito comm azia no começo..a medica dela falou que na hora de fazer as principais refeições(almoço, jantar) começar sempre pelas saladas, depois o restante....e ela me falou que deu certo para ela....fica a dica, vai que da certo para vc tambem...bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!

    Eu não tive ainda muita azia não, mas sofri bastante com refluxo - além dos terríveis enjôos e vômitos.

    Por isso eu te digo que essa dica de comer varias vezes por dia é santa, e ajuda até nos enjôos. Eu tento comer no máximo a cada 3 horas, mas também não me empanturro senão aí é que eu passo mal, mesmo! Rs!

    Eu também me sinto mal em ligar pro medico, mas temos que parar de bobeira e fazer uso do serviço mesmo, ne?

    Beijos e melhoras!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei que a azia era por causa do refluxo e que tudo era uma coisa só. É diferente?!

    ResponderExcluir
  7. Nossa azia é terrível, tenho mta queimação no estômago, espero que qdo chegar minha gravidez ñ piore!!
    E liga pro GO sim, melhor que ficar sofrendo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu tb tinha vergonha de ligar pra GO, achava que eu estaria perturbando! kkkkkk...
    Eu tive muita azia no final das duas gestações, bota muita nisso! Por incrível que pareça sabe o que foi um santo remédio? água gelado com limão espremido! Tirava com a mão!
    Beijinhos e melhoras!

    ResponderExcluir
  9. Flor, eu tive azia a minha gravidez inteira! Mesmo me alimentando direito! É terrível.

    Mas tem que se cuidar sim viu? Eu também tinha vergonha de ficar ligando, rs.

    Azia e refluxo são a mesma coisa.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Tô contigo Má, não fazia ideia que existia grávida com azia assim no início hahaha vivendo e aprendendo né.
    E sem vergonha de ligar pra GO né, esse é o trabalho dela, atender as grávidas.
    Acho que uma água gelada ajuda na azia né? `Pelo menos quando eu tenho, funciona hehe

    Aii essa contagem das semanas me deixa ansiosa, parece que falta muita, mas depois passa tão rápido que nem parece verdade.

    Beijooo

    ResponderExcluir
  11. Má, acredita que até hoje com 28 semanas ainda acho que minha GO não vai me reconhecer..sempre mando msg de texto me apresentando..kkkkkk.. Louca ne?

    A azia eu ainda nao tive, mas a minha irma teve a gestação INTEIRA, do início ao fim.

    Se cuida!

    Bjuus

    ResponderExcluir
  12. Eu tb tive azia logo no comecinho, também achava que era coisa mais de final de gravidez. MAs deu certo para mim, também, comer mais vezes e olha que engraçado, instintivamente eu comprei uvas pra comer e elas me ajudaram pacas! rs estranho, né?
    Bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir

Vamos conversar comadre? Eu falo daqui e você daí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...