sábado, 4 de janeiro de 2014

9

como é difícil amamentar!!!

Quando estava grávida lia e pesquisava muito sobre a maternidade, vasculhava a vida das mamães nos blogs a fora, sonhava com o dia que iria chegar a minha vez, e chegou, finalmente! Só que eu esqueci de pesquisar um dos principais assuntos da maternidade (se não o principal), a amamentação!

No começo você pensa que seu filho vai morrer de fome só sugando o colostro, como pode aquele líquidozinho sustentar o meu bebê? Pois é, sustentou!  Com cerca de 3 dias veio a chegada do leite, o tal ingurgitamento, deixando minhas peitxolas enormes, duras como se tivesse uns saquinhos dentro e doloridas, bem doloridas! Aí vem o desespero né? Liguei e acionei as amigas pelo whatsapp, umas diziam para por compressa quente, outras diziam para por compressa fria... Eu escolhi massagear muitooo, com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Com uns 2 dias começou a melhorar e meu baby estava todo satisfeito com tanta fartura! Daí surgiu um outro "problema", o excesso de leite. Ele mamava cerca de 15 minutos no máximo, arrotava e dormia muito, tipo 4h +ou- entre uma mamada e outra. Nesse meio tempo o peito estava estourando! Comprei 2 tipos de bombinha para tirar o leite. Gostei da bombinha mais baratinha. A princípio não foi nada fácil tirar o leite... Era bastante dolorido e não saía muita coisa... Depois foi ficando mais fácil. Pensei em guardar o leite, pensei em doar o leite, mas final de ano é tão corrido, a vida de uma mãe de RN é tão louca que infelizmente não deu.
Gastei e continuo gastando horrores com absorventes para seio.
Descobri as conchas, no primeiro dia usei por uma tarde toda! kkk Só depois que li na embalagem qe não podia usar por tanto tempo... Falando nas conchas, coloquei uma concha e a bombinha para esterelizar, esqueci as danada no fogo, derreteu tudo! O marido ficou puto, isso lá é coisa que se faça? Não basta esquecer de por o sal nas comidas tem que sair queimando e derretendo tudo? kkkk

Agora, com 1 mês e 16 dias, posso dizer que está tudo mais calmo (ou não).
O baby calminho e tranquilo que eu tinha, que mamava a cada 4h...3h.... se rebelou! Durante o dia está mamando de hora em hora!!! /o\ Já acorda gritando de fome, e tem dias que dorme bem durante o dia, mas tem dias... ontem mesmo fui passar o dia na casa da minha irmã (mãe de Isadora de 6 meses), e ela ficou chocada com a fome do Luiz Gustavo. Como pode um bebê tão novinho acordar as 8h, tirar um cochilo de meia hora no horário do almoço e só dormir de verdade mesmo as 15:30? Foi preciso minha irmã dar de mamar para o pequeno pois depois de todo um dia de peito/arrota/peito/arrota as tetas estavam murchas...

Quando saí da maternidade a pediatra falou que caso eu precisasse de algum complemento, poderia dar o NAN, Na primeira consulta ela perguntou se estávamos só no peito, respondi com todo orgulho que sim. Já da próxima vez que formos a resposta vai ser um pouco diferente, pois tiveram dois dias que não resisti e dei o NAN. A primeira vez ele mamou pouco, 30 ml, já na segunda mamou 90ml e ficou todo satisfeito. Aí vem aquele peso na consciência de quem sempre criticava as mães que usavam de tal saída, e que agora faz o mesmo. Só foram duas vezes, não quero de forma alguma deixar de amamentar, mas chega uma hora que é complicado você ver seu peito murcho, seu bebê querendo sugar e balançando a cabeça na maior agonia, e gritando de fome... Sinto que ele já se acostumou com o meu peito cheio e tem preguiça de sugar ele murcho, ou sei lá, talvez não esteja dando tempo do peito produzir leite de uma mamada pra outra já que os intervalos estão menores... Aí vem a sogra, as avós, todo mundo dizendo que bebê homem mama muito mesmo e que se você não der um engrossante (como o povo de antigamente fazia) você não vai ter sossego... óh céus!!!

E vocês mamães? como estão se saindo?

ps: desculpem a falta de organização do post...faz dias que procuro um tempinho para postar/desabafar... mas o tempo livre nunca é livre! kkkk hj consegui escrever com uma mão só enquanto, ADIVINHEM, dava de mamar ao bezerrinho!!!!

Ahhh e também queria registrar meus parabéns as mamães blogueiras que conseguem dar conta de casa, filho, marido e manter o blog sempre bem atualizado, eu não consigo! =/


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Mara, participo de um grupo sobre amamentação no face que é muito bom! Chama GVA (grupo virtual de amamentação). Entra lá, tem muita informação legal!

    Outro dia li que 80% do leite é produzido durante a mamada, então peito murcho não significa falta de leite. Meu peito nunca vazou, sempre sinto ele meio murcho, e o leite é suficiente. Depois de um tempo nossa produção se ajusta mesmo à demanda deles e para de ficar tão cheio. Fique tranqüila, o Luiz Gustavo ta bem servido pela mamãe!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Por aqui a amamentação nunca foi problema, Miguel mamava sempre um peito inteiro e ja estava mais do que satisfeito! De uns 15 dias para cá ele começou a fazer a mesma coisa que vc relatou que o LG faz, quando o peito começava a ficar murcho, ele começa a balançar a cabeça, chorando e nao pegava mais o bico. Ainda nao sei o que isso significa, pois algumas vezes quando ele faz isso, eu coloco no outro peito e ele mama mais um montão, ate secar o outro, outras vezes ele nao pega de jeito nenhum os peitos, ai ja nao sei porque ele faz isso :/ Fome acho que ele nao fica nao, pois ele logo acalma, so sacudir ele um pouco que ele acalma. Vou na pediatra essa semana, e vou relatar a ela essas "crises" dele. Ainda nao dei complemento, e nao queria dar, mas se for necessário, nao vou me importar :) beijos e boa sorte com o pequeno.

    ResponderExcluir
  3. Mara eu morro de medo de ñ dar conta dessa parte, com quase 39 semanas de gravidez ñ tive nem sinal de leite ainda, aí bate a neura né?!?!
    Boa sorte por aí !

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ma primeiro... eu vi que a loroca te indicou esse grupo do face eu tbm participo mais um conselho, não siga tudo que o grupo falar, eu fui lendo, lendo e quando eu vi tava me sentindo mal, preocupada serio é péssimo ver que no grupo eles são contra complemento e tudo mais, além do mais, a prioridade do grupo é amamentar por anos (OI????) nao sei vc mah, maas nao me vejo com meu filho com dentinhos e eu amamentando.
    Tem otimas informaçoes nelas, mas nao faça de todas elas uma regra...

    Outra coisa, me parece que seu filho esta com o tal do PICO DE CRESCIMENTO, por estar mamando tanto, vc ja ouviu falar nisso?
    Pesquise mais sobre!!!

    Fique tranquila, fome ele nao esta passando, vc é uma maezona mas estar aturando de hora em hora amamentar.

    Aqui o Gui tbm chega a deixar meus peitos vazios, me da um desespero, mas aii eu respiro fundo e vou deixando, quando eu vejo o outro seio esta razoavelmente cheio.
    Mas nao sei se vc ja fez isso, quando o peito ta vazio, o gui começa a dar cabeçadas haha
    eu aperto os peitos e saii leite, isso me acalma.

    Mas olha tudo é uma fase, ja ouvi falar que tem bebes que tem esse bico de crescimento tdos os meses porem por uns 4 . 5 dias...
    Fica tranquila, tamojunto rsrsr

    Bjooo

    ResponderExcluir
  5. que menino lindo!! E guloso - Deus benza! O que ia te dizer era isso mesmo que Loroca já falou aí em cima: 80% da produção acontece durante a mamada! Peito murcho não é sinal de falta de leite. Vc chega a apertar pra ver se sai alguma coisa depois que ele se satisfaz?
    Vc tá indo muito bem, Mara! Boa sorte pra vcs.
    Bj nesse lindão!

    ResponderExcluir
  6. Que menino lindão! Minha esposa, Katy, não gerou muito leite para nossa pequena, mas na clinica, as enfermeiras diziam que qualquer gotinha é muito bom pra os bebês. Isos foi por um mês e pouco, saiam mais gotinhas a cada mamada, mas hoje parece que cessou :/ E olha que com bombinha e tudo, hein... Nossa, saudações a essas mulheres que conseguem tudo isso, mesmo! Eu consigo umas horinhas porque deixamos com minha sogra as vezes. Não é nem que eu não esteja muito sem tempo, mas como estava de férias, busquei estar o maior tempo com Zoe.

    ResponderExcluir
  7. Ai ele é tão lindo flor!

    Olha só, por aqui também o leite era fartura. Quanto mais ele sugar mais leite produz. Eu usei bombinha também e é demorado pra tirar né? Mas aliviava bastante. Nós usamos NAN só uma vez mas achei que prendeu demais o intestino do Pititico, aí passamos pro APTAMIL e é o que ele usa até hoje.

    Uma coisa que a gente aprende quando é mãe é que não sabemos nada, haha, mas aprendemos com eles. Você vai saber o que o Luiz Gustavo precisa, se tá com fome, se não, isso é coisa de mãe. E nada de culpa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Tb to nesse grupo de amamentacao que falaram ai em cima.. É nuito bom!!!
    E no comeco e assim mesmo.. So agora com meu nic com 3 meses q to voltando a blogar. ;)

    ResponderExcluir
  9. Minha experiência com a amamentação foi mais ou menos: o Felipe mamava, mas não estava sendo suficiente, não estava ganhando peso e chegou até a perder e parar de fazer xixi (desidratou). Tentei livre demanda, chá, remedinho de espirrar no nariz, água, mais água, muita água, canjica, aveia e se me falassem que cocô de gato era bom, eu ia catar uma caixinha de areia por aí. Todo mundo me olhava com cara de sua preguiçosa, não quer amamentar. Eu sofri pra caramba, chorei, deprimi, me culpei, me achei menos mãe, etc etc etc.

    Aí comecei a complementar com aptamil, dava primeiro os dois peitos e depois a mamadeira. E veja só, ele começou a ganhar peso, crescer, ficar calminho, dormir em paz. Fiz desse jeito até o quarto mês, quando precisei voltar a trabalhar, aí ele desmamou de vez.

    Hoje o Fefe tem 21 meses, já anda, já fala e é saudável e esperto. Conclusão: sofrer não adianta, se culpar também não. Faz o seu melhor, se puder amamentar amamente, se não puder, dê mamadeira. O importante é barriguinha cheia!

    ResponderExcluir

Vamos conversar comadre? Eu falo daqui e você daí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...