quarta-feira, 4 de junho de 2014

6

Introdução alimentar - a saga!

Frutinhas, papinhas doces, papinhas salgadas...
Nesses últimos dias só tenho pensado nisso!

A introdução alimentar deixa toda mãe doida - de alegria e de tristeza.
Nunca a música "come come come que a mamãe fica feliz" do patati e patatá fez tanto sentido!
É maravilhoso oferecer algo ao seu bebê e vê-lo comendo, abrindo a boca igual um passarinho quando quer comer mais. Frustante é você preparar a papinha dele com todo amor e carinho, requinte e toques de chefe, e o pequeno simplesmente fazer cara de vômito.

A primeira semana de introdução alimentar do LG foi um tanto quanto complicada.
Luiz Gustavo se mostrou bem definido em relação aos alimentos. Ou gostava, ou não gostava, não havia meio termo. Pensei "mas que bebê seletivo!". Oras, todo bebê gosta de banana! LG não gostou. Foi preciso mais de três tentativas para ele aceitar bem a fruta. Mamão? Só na quinta tentativa.

No primeiro post sobre introdução alimentar mostrei a foto do pequeno comendo caqui, essa fruta sim ele A-M-O-U! Meu pequeno comedor de caqui! O avó até brincou "Rapaz, ao invés de você gostar de banana que custa 5 por R$1,00 você gosta de caqui? Que custa R$1,00 cada?".
Depois vieram os legumes, que de cara a criatura não gostou de NADA!!! /o\ Aí bate aquele aperreio de vida. Pronto, meu filho não vai querer comer, nada, nunca e jamais! drama mode on

Daí que eu parei, refleti, pensei mais um pouco e resolvi seguir meu coração de mãe. Preparei a papinha salgada (sem sal) do LG refogando o peito de frango no azeite, cebola, alho e legumes. Mixei tudo junto com o caldo e voilà! A criança comeu tudo!
Não que a pediatra não tivesse recomendado fazer isso, ela disse que era SIM pra fazer, mas lá pra segunda semana e que eu deveria amassar a comidinha dele com o garfo.
Mas eu pensei no meu bebê, comendo aqueles legumes puros sem muito gosto, amassados. Sei lá. Na minha opinião bebê tem paladar sim, claro. E outra, a criança era acostumada a só ingerir líquidos, e do nada, já oferecer um "trem" amassado, é óbvio que ele iria estranhar e possivelmente rejeitar, como de fato aconteceu.

Então que conosco funcionou assim:
- Primeiras duas semanas as papinhas foram mixadas com o próprio caldo do cozimento, virando uma espécie de sopinha.
- Terceira semana as papinhas foram mixadas sem caldo (ou apenas um pouquinho), virando uma espécie de pirão, mais grossinho.
- E agora na quarta semana comecei a oferecer a comida amassada com o garfo.

Tem dias (como ontem), que tudo funciona as mil maravilhas.
Ele acordou e mamou. Comeu frutinha no lanche da manhã, almoçou feijão e legumes, a tarde tomou vitamina de mamão com banana, a noite mamou.

E tem dias (como hoje), que o negócio complica!
De manhã acordou e mamou. Na hora do lanche da manhã ele tava com tanto sono que não quis saber de frutinha, então dei um leitinho pra ele se acalmar e dormir. Na hora do almoço RÁ, não queria saber de comer a comida, só de brincar e se lambuzar com ela. Tive que dar um intervalo de meia hora pra tentar dar a comidinha e dei um suquinho de laranja pra ele aceitar melhor. Já já é hora de lanchinho, pra não ter erro vou dar a fruta predileta dele, caqui! Essa ele não rejeita! :)

E assim vamos seguindo... Posso concluir nesse primeiro mês (praticamente) de introdução alimentar, que meu filho é bom de boca sim. A questão é que nem sempre ele está com tanta fome assim. Às vezes oque ele quer mesmo é brincar, ou dormir. Cabe a mim ter paciência, sei que aos poucos meu filho vai se acostumar de vez com essa nova rotina.

O peito ainda tem bastante leite, e sempre que ele precisar de afago e de se acalmar, vou amamentá-lo sim.
Não pretendo amamentar por mais de um ano, mas quero que o desmame seja natural, aos poucos, respeitando o tempo dele, e eu sei que esse tempo vai chegar logo logo.



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Mara, tudo fluirá naturalmente, vc verá.
    Não precisa de livro francês nem de teorias da conspiração, LG tem o paladar que é só dele e vc verá isso com o tempo.

    Não se preocupe que se vc tiver uma alimentação balanceada, ele tbm terá. o exemplo é o principal influenciador de alimentação.

    beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Isso! O segredo é paciência mesmo. Tudo é novo, ele tá passando por adaptação. Já, já tudo se ajeita!
    Boa sorte,
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oun amiga! Aqui as vezes acontece isso..quando ele não tá com mta fome não adianta, só quer brincar e nada de comer! tenta dar o lanche da manhã mais cedo ou atrasar um pouco o almoço que vai dando certo! Beeeijos!

    P.S.: LG é tão deliciaaa!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, ele tá lindo demais!

    E a alimentação é assim mesmo, você vai descobrindo o que ele gosta e como gosta.

    BeijO!

    ResponderExcluir
  5. Aqui foi sussa. Mas com algumas frutas, Zoe não encara, não.
    Que foto linda do LifesGood! :)
    saúde para os 3

    ResponderExcluir
  6. Delicinha!
    Eu não tive problema com a introdução, em compensação com o leite artificial foi duro! rs

    Estou seguindo!
    http://mae-a-bordo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos conversar comadre? Eu falo daqui e você daí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...